Em algum momento do mês de fevereiro de 2022, em Bananal – SP – Serra da Bocaina, em meio ao esplendor da Mata Atlântica e a uma paz impossível na cidade do Rio de Janeiro onde moro, pensei na Teoria de GAIA e em como, naquele local deslumbrante, eu me sentia uma pequena e feliz célula desse imenso organismo.
Ato contínuo, fui tomado por uma vontade irrefreável de escrever. Abri o computador no meu editor de partituras, montei a grade de uma orquestra sinfônica e comecei a escrever esta GAIA.
Foram 3 dias de trabalho intenso e alguns poucos ajustes meses depois até terminá-la, o que efetivamente só aconteceu em janeiro de 2025, quando fiz uma última revisão, antes da entrega da partitura final à Orquestra Sinfônica de Budapeste.
“GAIA”, a música, pretende ser mais um vetor direcionado à conscientização de cada ser humano, para a responsabilidade da manutenção de um ambiente que permita a todos os habitantes da “GAIA”, o nosso planeta, uma vida saudável e harmoniosa, em que os humanos, com sua incomparável capacidade intelectual, têm a obrigação moral e ética da preservação.
Uma das poucas certezas que agora temos sobre nosso planeta é que nós alteramos a atmosfera e a sua superfície mais do que ele próprio se alterou em milhões de anos e que estas alterações continuam, num ritmo acelerado e proporcional ao nosso crescimento
populacional.
A Teoria de GAIA não é, como eu a princípio pensava, uma preocupação científica contemporânea. Ela já se manifestava nos escritos de James Hutton, geólogo, agricultor e médico escocês que, em uma conferência no ano de 1785, disse: “Considero a Terra um superorganismo e o seu estudo, apropriado à fisiologia”.
A Teoria de GAIA também não é uma ficção literária romântica. Ela é fruto de pesquisas científicas que, ao redor do mundo, demonstram que a vida e o planeta formam um único organismo e, como é próprio a um organismo saudável, trabalha em silêncio para
eliminar tudo aquilo que prejudica a sua saúde.
Informações e contatos:
1. LIVRO – “Gaia – Um novo olhar sobre a vida na Terra” – James Lovelock
2. Greenpeace Brasil – Organização ambiental para a defesa do planeta e seus ecossistemas. Está no Brasil há mais de 30 anos denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição da Amazônia e ameaçam o clima global.
Site: https://www.greenpeace.org/brasil/
Contato: relacionamento@greenpeace.org
3. WWF (Fundo Mundial para a Natureza) – Organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia.
Site: https://www.wwf.org.br/
Contato: relacionamento@wwf.org.br
4. IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) – Organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, com o propósito de consolidar até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia e do Cerrado, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar a igualdade social e a preservação do meio ambiente.
Site: https://ipam.org.br/
Contato: Envio de e-mail por formulário eletrônico no site
5. ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – Autarquia federal voltada para a proteção e conservação do patrimônio natural do Brasil. Promove e executa programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade e desenvolve políticas públicas em comunidades tradicionais. Fiscaliza e combate crimes ambientais.
Site: https://www.gov.br/icmbio/
Contato: Canais de atendimento no site
6. APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) – Instância de referência nacional do movimento indígena. Foi criada para fortalecer a união dos povos indígenas; a articulação entre as diferentes regiões e organizações; e a mobilização contra ameaças e agressões
aos direitos indígenas.
Site: https://apiboficial.org/
Contato: comunicacao@apiboficial.org
7. MSF (Médicos Sem Fronteiras) – Organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos ao redor do mundo.
Site: https://www.msf.org.br/
Contato: Envio de e-mail por formulário eletrônico no site